COVID-19 em bebês e crianças

Crianças de todas as idades podem ficar doentes devido à COVID-19. Mas a maioria das crianças infectadas normalmente não ficam tão doente quanto os adultos e algumas podem não apresentar nenhum sintoma.

De acordo com a American Academy of Pediatrics e a Children’s Hospital Association, as crianças representam cerca de 9% de todos os casos de COVID-19 . As taxas de hospitalização de crianças são muito mais baixas do que as de adultos. No entanto, se as crianças forem hospitalizadas, elas precisam ser tratadas na UTI com a mesma frequência que os adultos hospitalizados.

Crianças com menos de 2 anos parecem estar em maior risco de doença grave com COVID-19 do que crianças mais velhas. Isso provavelmente se deve ao seu sistema imunológico imaturo e vias aéreas menores, o que os torna mais propensos a desenvolverem problemas respiratórios.

O que é a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C)?

A síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C) é uma doença grave na qual algumas partes do corpo – como coração, vasos sanguíneos, rins, sistema digestivo, cérebro, pele ou olhos – ficam inflamadas. A inflamação geralmente inclui inchaço das mãos e pés, geralmente com vermelhidão e dor. As evidências indicam que muitas dessas crianças foram infectadas com COVID-19 no passado, conforme mostrado por resultados de testes de anticorpos positivos, sugerindo que MIS-C é causado por uma reação do sistema imunológico ao vírus da COVID-19 .

Os possíveis sinais e sintomas da MIS-C incluem:

Febre que dura 24 horas ou mais
Vômito
Diarréia
Dor no estômago
Erupção cutânea
Olhos vermelhos
Vermelhidão ou inchaço dos lábios e língua
Sensação de cansaço incomum
Vermelhidão ou inchaço nas mãos ou pés

Os sinais de alerta de emergência da MIS-C incluem:

Incapacidade de acordar ou ficar acordado
Dificuldade para respirar
Dor no peito ou pressão que não passa
Confusão mental
Lábios ou rosto azulados
Forte dor de estômago

COMO PROTEGER SEU FILHO? DA MESMA FORMA QUE VOCÊ SE PROTEGE.

Lavar as mãos frequentemente e usar máscara – ok, todos entenderam essa parte.

Pratique o distanciamento social – aqui muita gente aprendeu e agora desaprendeu. Crianças com menos de 2 anos não devem usar máscaras, será que deixar o bebê ficar no colo de outras pessoas é seguro pra ele? Minimize viagens, se viajar fique somente com a sua família. Visto que pessoas sem sintomas podem espalhar o vírus (podem ser pré-sintomáticos), evite que seu filho brinque pessoalmente com crianças ou adultos de outras famílias – mesmo que todos estejam se sentindo bem. Se seu filho brincar fora de casa, certifique-se de que ele fique a 2 metros de distância de outras pessoas.

Se o bebê com menos de 2 anos tem maiores chances de ter doença grave devido à Covid-19 por ter um sistema imunológico imaturo e eles não devem usar máscara… será que é adequado ter contato com pessoas externas ao convívio familiar? Será que não é expor demais esse bebê? Será que não dá para aguardar mais alguns meses até ter uma vacina? Se esse bebê tiver doença grave (por mais que seja raro) pode ter consequências pra vida toda. Talvez, no momento, esse cuidado seja a melhor forma de demonstrar amor.

2 comentários em “COVID-19 em bebês e crianças

  1. Great article! We will be linking to thus great article
    on our site. Keep up the good writing.
    консультация гинеколога
    site
    предимплантационная диагностика это

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora